Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design

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Machida, Japão
  • Direção: Akio Nakasa
  • Arquiteto: Masaya Kato
  • Cidade: Machida
  • País: Japão
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Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design - Fotografia de Exterior, Janela
© Toshiyuki Yano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma escola internacional que oferece uma creche e atividades extracurriculares no campus da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS). Localizada no final de uma avenida arborizada que se estende desde a praça central da universidade, a escola fica em uma área elevada com uma diferença de altura de cerca de 2 metros, criada com o solo excedente da construção do dormitório estudantil ao lado. O terreno é cercado por uma cerca de arame, desconectado do resto do campus, situado na extremidade, onde as ervas daninhas crescem tão densamente que você pode hesitar em entrar durante o verão. Há uma divisão no centro que separa a colina em duas partes, e uma área para fumantes foi instalada nos fundos, provavelmente porque fica fora da vista do restante do campus.

Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design - Fotografia de Exterior, Jardim
© Toshiyuki Yano

Apesar dessa descrição poder parecer negativa, minha primeira impressão do local foi exatamente o oposto. A localização no grande campus universitário, no final de uma avenida arborizada que se estende desde a praça central, era fácil de encontrar. Além disso, a estrada fora do campus é adornada por belas cerejeiras. É comum que creches construam colinas artificiais em seus jardins, e após consultar o diretor, decidimos usar a colina existente como uma colina artificial. A ideia é que todo o jardim seja uma colina artificial, usada de forma positiva como um campo tridimensional que estimule as atividades e a imaginação das crianças. Para reduzir a quantidade de solo removido durante a construção, o prédio da escola foi construído afastado do centro da colina, movido para o lado e estendido ao longo de uma estrada em frente, ladeada por cerejeiras. O telhado do edifício da creche foi mantido baixo para que, ao ficar na colina, seja possível ver as árvores e a paisagem ao redor.

Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Toshiyuki Yano

Há um corredor externo sob os beirais do telhado, separado da colina por um muro de contenção. Para minimizar a movimentação de terra, decidimos estreitar o corredor nas partes onde a colina é mais alta e tem mais solo, empurrando o muro de contenção em direção ao prédio. Nas áreas onde a colina é mais baixa, o corredor foi alargado. No entanto, devido a requisitos operacionais, o corredor foi alargado em locais onde era necessário mais espaço para sofás, permitindo que as crianças se reunissem, ou onde havia muito tráfego. Em frente ao playground para crianças de 0 a 1 ano, o corredor foi estreitado para garantir a segurança. A posição do muro de contenção foi planejada para equilibrar essas necessidades. Como resultado, o corredor e a colina são conectados por muros de contenção que se curvam em sete pontos ao longo dos 47 metros de comprimento do prédio, com os beirais estendidos e curvados de acordo. Para evitar a entrada de chuva no corredor, a borda superior do muro de contenção foi cortada diagonalmente em direção à colina.

Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores
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Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design - Imagem 23 de 25
Diagrama 02
Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira
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De frente para o corredor, várias portas deslizantes permitem o acesso de diferentes pontos da sala. Na fachada oposta ao corredor, foram instaladas janelas altas logo abaixo do telhado, em uma posição onde se pode ver os galhos das cerejeiras. O lado maior do prédio da creche mede 47 metros, enquanto o lado menor mede apenas 4,5 metros. Assim, ao abrir as janelas de ambos os lados, é possível garantir a ventilação ao longo dos 4,5 metros. No verão, as fileiras de cerejeiras oferecem sombra contra o sol da manhã que vem do leste, e no inverno, quando as folhas caem, a luz do sol entra nos ambientes internos. Os beirais e o dormitório estudantil adjacente bloqueiam o pôr do sol vindo do oeste.

Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
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A estrutura é feita de madeira, considerando sua versatilidade e custo, e a seção transversal e o comprimento (6m ou menos) atendem aos padrões residenciais. O lado menor do prédio da creche tem 4,5m, mas os beirais que se estendem dele chegam a um máximo de 2,7m, totalizando mais de 6m. Assim, o comprimento pode ser ajustado deslizando uma viga mantida na ponta como uma "arma de pauzinho". Isso permite que os beirais, que têm diferentes comprimentos dependendo da curva, sejam suportados pela mesma unidade estrutural. Essa unidade foi repetida em 14 conjuntos ao longo dos 47m de comprimento do edifício e também foi usada no design interior.

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Diagrama 03
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Ao lado da entrada, há uma parada de ônibus. Apesar de estar localizado no campus universitário, a creche recebe crianças não apenas da universidade, mas também da comunidade local. O ambiente é multicultural, com crianças de países como Senegal, Uganda, Estados Unidos, China, Coreia do Sul e outros, assim como membros da equipe originários desses lugares. Por exemplo, o almoço escolar é preparado por uma pessoa do Uzbequistão, e pratos de sua culinária local são servidos durante o almoço. Dentro do jardim, uma rota foi estabelecida ao redor da colina para permitir a passagem de carros do lado da entrada até a parada de ônibus na estrada frontal. A escola prevê expandir suas atividades com a introdução de diversas funcionalidades, como uma sala de chá móvel e um trailer para cuidados noturnos, integrando-se à estrutura da creche. Na celebração do primeiro aniversário da escola, caminhões de comida estiveram presentes e atrairam muitas pessoas, incluindo famílias internacionais e moradores locais, além de demonstrações animadas de cheerleading pelos alunos.

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© Toshiyuki Yano

A praça central da universidade é o ponto central da circulação no campus, sendo o coração das atividades universitárias e o principal local para eventos como festivais universitários, repletos de barracas. A criação de "outra praça" ao redor da praça central da universidade foi o conceito por trás do projeto da creche, que visa adicionar atividades de cuidado infantil no final da avenida arborizada que se estende da praça central. O princípio básico de design é reestruturar o espaço ao colocar um edifício escolar de madeira de baixa altura como parte da colina original, transformando as atividades de cuidado infantil em um elemento paisagístico além da avenida arborizada. Podemos perceber que esse conceito está sendo desenvolvido através da vibrante celebração de primeiro aniversário.

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Diagrama 04

Esperamos que ao conectar "outra praça" com a praça central dessa maneira, possamos destacar as características de ambas e estabelecer a base para criar novos valores e interesses. Desde o início, muitas ideias foram trocadas entre o diretor da creche e o reitor da universidade, como a proposta de entregar o almoço preparado na cafeteria do berçário aos alunos de maneira semelhante ao UberEats, e a sugestão de envolver estudantes de educação infantil em estágios de cuidado infantil. Algumas dessas ideias já foram implementadas, e muitas outras estão em desenvolvimento.

Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
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Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design - Imagem 22 de 25
Diagrama 01

Por outro lado, este é um projeto financiado por crowdfunding, cuja meta foi alcançada em apenas 17 segundos após o início da campanha. No final, mais de 1.000 investidores se inscreveram, levantando quase três vezes o objetivo inicial. Durante a reunião de projeto, o reitor da universidade disse: "Há muito tempo temos o desejo de construir uma creche na universidade", deixando-me com a impressão de que o círculo interno da universidade, que possui uma proporção maior de mulheres, tinha grandes expectativas para o projeto. No entanto, as características distintivas deste berçário residem em criar novos valores e entusiasmo em torno das crianças, aproveitando ao máximo o ambiente universitário, não se limitando apenas a fornecer cuidados infantis. Sentimos que a expectativa de que a creche possa oferecer mais do que simplesmente cuidar das crianças reflete não apenas o contexto da universidade, mas também uma demanda da sociedade em geral.

Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design - Fotografia de Exterior, Janela, Viga
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Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design - Imagem 19 de 25
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Em 2023, o governo japonês estabeleceu a Agência de Crianças e Famílias, advogando por uma "sociedade centrada nas crianças". Este projeto bateu o recorde de crowdfunding mais rápido, que aparentemente não será quebrado tão cedo. Acreditamos que esses são apenas alguns testemunhos dessa tendência crescente.

Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design - Fotografia de Exterior
© Toshiyuki Yano

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Endereço:Machida, Japão

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Cita: "Escola Internacional PAL na TUFS / Naf Architect & Design" [PAL International School@TUFS / Naf Architect & Design] 08 Jul 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1018510/escola-internacional-pal-na-tufs-naf-architect-and-design> ISSN 0719-8906

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